Pax Intratibus

3.9.05


Hoji, e já no rescaldo das fogacêras qu'acenderam por todo o País, decidi falari sobre os lumis! E vou falari! O povo tem na sabedoria do ditado que "casa roubada, trancas à porta". Pôs bein, temos sido rôbados d'ano p'ra ano. O ano passado foi terrível a devastação a que o nosso património arborícola (e não só) se viu sujêto, a somári a esta perda quase que irrecuperável, as pessoas e beins que morreram e arderam, arrespectivamenti, a fauna, enfim, uma tragédia de tal forma brutáli num país tão piqueno que se tornou a novela de Verão tristemênti más badalada em Portugale e nos estrangêros onde somos ridiculament' tratados. Pôs mêzamigos, o ditado nas suas 2 partes constituintes que o constituiem p'ra qu'ele fique sem 'tár partido fica desta manêra: 1ª párti - casa roubada (a casa foi e é roubada); 2ª párti - trancas à porta. Bom, bom, aqui é que o varrasco torce o rabo. Que porta???!!! e que tranca???!!! É típica a inépcia e inércia dos governantes portugueses (nã, nã sô máis um a mandar tudo p'ra cima dos governos. Ê escrevi governos?! Hum... estranho... é que me parece sempre o mesmo governo desde há pelo menos uns 31 anos). É triste constatari que nada se aprendeu ou quis sequer aprenderi com as tragédias do ano passado. Não foi elaborado um plano sério de combate aos incêndios, esperámos uma vez mais pelas benesses de São Pedro (é favor fazeri o sinal da cruz 834 vezes) que est'ano não 'teve p'ra favores. Compraram-se 2 assubmarinos (sim, quem nos diz que Marrocos não nos invade com bombas-carpetes? hum?) porque 1 não chegava; comprámos helicóptros, mas como somos um país rico só os pedimos equipados para as brincadeiras aos soldadinhos (vulgo, jogos d' guerra) quand' eles também podiam ser apetrechados para o combate aos fogos. Temos bons pilotos na F.A. com curso de combate a incêndio que estão encostados nas bases porque um dado Governo (o mêmo de sempri) entregou essa tarefa ao sector privado o que nos custa os olhos da cara (os políticos têm visões que antecipam as derrocadas dos seus governos... pois... pois... adiante...). Em suma, podíamos ter helicóptros, aviões e meios adequados de combate aos incêndios com o pouco dinheiro que nos dizem que temos, mas que tão mal distribuído se encontra.
Vejam, a título d' exemplo, qu'o mê amigo Celtibérix refere num dos seus posts que tem um latinhas e anseia por um porsche (o itálico é mêo). E há-de tê-lo, d'zemos nós, Abade Anacleto e o Zéi da Boleta Falida (autoris dest' posti) . A propósito Toi, os Irmãos Chaparricanos iniciaram ontem uma novena a Santo Anacleto do Chaparro para a Santa Casa da Misericórdia acertar finalmente nos números com que tu jogas no Euromilhões há já tanta semana, tá garantido! E já agora, ond' 'tarão as "latas ferrugentas" que o Banco de Portugali desprezou? Se souberem digam que a malta combina e vamos lá todos buscá-las. Ê cá quand' fôr grandi quero ser motorista do Dr. Victor In-Constâncio.
Assinado: Abade Anacleto, Provincial da Ordem Cenobita dos Irmãos Chaparricanos
Assinado: Zéi da Boleta Falida, Tanoêro e provadôri dos vinhos de Vil'Alva e donde calhar.


P.S.: Queremos esclareceri c'as palavras caras que aparecem no texto são de Sua Senhoria, o Abadi; as ôtras sã tôdas minhas, sã cá do Zéi, este vóss' amigo do pêto.
P.S.Ôtra.Vêiz.: Tamos a pensár começári a arrespondêri a préguntas mandadas pelos lêtôris. A ver vâmos s'a vaca nã mija p'rá frenti.
Saúdinha e Bôa Nôte.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter