Pax Intratibus

25.11.05

A Dança dos Candidatos a Presidente

Viva Portugal! Eis-nos cidadãos de um dos Países do 2º Mundo mais produtivos do planeta em termos de ideias (não falemos dos actos porque a tristeza acarretará o inevitável choro e a tristeza é uma emoção negativa, ou seja, um veneno para a mente.). Sejamos realistas! Há candidatos à presidência para todos os gostos. Temos os independentes sem qualquer suporte partidário o que faz com que poucos compreendam o porquê das suas candidaturas e temos os "dependentes". Destes últimos é que rezará a história, senão vejamos: o Francisco Louçã, homem culto e de bom trato e até simpático, mas o que está lá a fazer? O Jerónimo de Sousa, homem de bom trato e o líder comunista menos sorumbático dos últimos tempos (desde Lenine?!), mas o que faz lá??! Ok, ok, vão os dois receber dinheiro para as respectivas candidaturas (como aliás todos os outros) e ter tempo de antena. Depois surgem os 3 Cavaleiros do Apocalipse. Do Algarve, o Cavaco Silva "Homo Politicus Pragmaticus" que já foi 1º Ministro anos demais. Este sabe-se que está lá para ganhar. Na ronda dos não-sei-quantos caminhos (sem qualquer conotação com um certo grupo de música tradicional Portuguesa que não o mereceria) aparece o Mário Soares "Homo Politicus Politicus Mumificatus" que já foi tudo e mais alguma coisa, já rodou mais que um cata-vento em tempo de invernada e que também está lá para ganhar. Por fim, (houve alguém que disse há cerca de 1970 anos que os últimos serão os primeiros) aparece o Manuel Alegre "Homo Politicus Poeticus", homem muito culto, directo e que finalmente mostrou a este país de ideias brilhantes que existe uma ala esquerda no P.S..
Mas feitas as contas, acabei por concluir que devemos ter um candidato a Presidente por cada 800.00 portugueses. Retirando a este número os que não atingiram ainda a idade do tino (18 anos) e por isso não votam, menos também os que nunca votam nem que a vaca tussa, os impossibilitados por doença e os que já concluíram que pouco irá mudar seja qual for o candidato "ganhador", podemos talvez concluir que temos o menor número de CPP (cidadãos por candidato a Presidente) da Europa. Sim, porque também temos o direito de ir à frente em qualquer coisita. Claro que o leitor nesta altura deve estar a pensar que o "meu" candidato é o Manel, mas enganou-se! O meu candidato é o Poeta e esse é o Alegre.
Passou-me um arrepio pela espinha! E se alguém se lembrasse de pôr aquele Bispo que não quer que as donzelas (donzelas, que barrigada de rir (desculpem o arcaísmo)) usem mini-saia em Fátima, como candidato? E se ele ganhasse? E se estendesse a dita proibição ao resto do País? Socorro!!!! Tudo menos o Bispo! Dessem-nos pelo menos um daqueles padres de paróquia pequena que tantos e variados usos dão às suas sacristias. Também me falaram de um Lama Tibetano que dormia com as suas discípulas, por isso não pensem que o problema se restringe ao Cristianismo. Isto é mal que anda nas religiões. Deve ser parecido com o mal dos chaparros.
Mas afinal quem ganhará? Perguntarão os meus parcos leitores. A esta pergunta penso que só a Maya poderá responder! O que se torna pior é o saber que dos dois mega-político-dependentes (Soares e Cavaco e vice-versa)nada de muito bom poderá advir. Olhem, eu que nunca sonhei em vir a ser Abade acabei por ser eleito e cá continuo às turras com os meus superiores por estes "posts" ousados. É verdade, porque é que o Professor Alexandrino não se candidatou? Limpava isto à 1ª volta.
Para finalizar esta confusão, termino com um conselho: Estejamos atentos e tentemos "ver" para lá das máscaras.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter