Pax Intratibus

17.3.06

O Sorriso de Buda e as Previsões


Li no Crime as previsões de uma senhora de quem já não recordo o nome. De entre a variedade de acontecimentos a surgir, ressaltam pela sua importância os maremotos devastadores no Algarve que fazem antever um Verão “Negro” e a consequente fuga dos Portugueses do sul do País (será que vem de novo a tão falada re-invasão dos árabes e a consequente destruição do trabalho de D.AfonsoIII?), a destruição de Las Vegas, de Paris, e mais grave de tudo, a destruição do Vaticano. Interrogo-me acerca do que aconteceria se Bin Laden fosse suficientemente ingénuo (o que eu não acredito que seja) para destruir um património mundial sem igual. Gostar ou não do Vaticano! Bom, é a capital mundial dos católicos! Para os ateus contém obras de arte que não são património da Igreja, mas sim da espécie humana. Vejam-se os trabalhos de Rafael, Miguel Angelo, Cellini, etc.). Agora, o que sucederia se a Al-Qaeda destruísse o Vaticano? Quanto tempo estaria de pé a Caaba em Meca (quiçá o Vaticano para os Muçulmanos)? Se Bin Laden pretendesse uma nova era de Cruzadas então tê-la-ia, por certo, com um acto destes. Atendendo à diferença de potencial bélico entre os países árabes e os cristãos (e pensando que a China só gosta de intervir aquando de ameaças ao seu espaço geopolítico), poderíamos ficar com um cenário em que os países árabes e Israel por arrastamento desapareceriam do mapa mundial. As consequências, essas todos as sofreríamos, uns mais do que outros, sim, porque nestas coisas há sempre “Les uns et les autres”. É quase inconcebível pensar no desaparecimento do Estado do Vaticano e por muito que se critique a Igreja, ele é como um garante da nossa civilização.
A possível destruição do principal santuário muçulmano seria inevitável e também estes povos ficariam privados do seu principal referencial religioso. Assim sendo, quem ficaria a ganhar com estas destruições gratuitas?
Haja mais discernimento e flexibilidade entre os homens de paz.

2 Comentários:

  • Dado que a religião católica se orienta pelo princípio "oferecer a outra face" não seria mais lógico que a igreja oferecesse o seu perdão a Bin Laden?
    O que teria Jesus feito?
    Será que Jesus perdoaria ou atiraria mais uma granada para a confusão?

    por mais que se tente mascarar os motivos com religião,o problema de todas as guerras é a luta pelo poder económico...

    By Blogger Unknown, at março 19, 2006 12:30 da manhã  

  • Concordo contigo, Jesus por certo que ofereceria a outra face, a Igreja que é algo muito diferente não o faria. De facto as guerras ´visam o poder económico desde que o homem é homem. Jesus, por certo já perdoou a Bin Laden, a Igreja dos Homens nunca o fará por muito que afirme o oposto.

    By Blogger Abade.anacleto, at março 19, 2006 3:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter