Pax Intratibus

21.2.06

Ainda acerca do Irão

Muito se tem escrito e falado acerca do Irão, do Fundamentalismo Islâmico Xiita, das polémicas declarações de Freitas do Amaral – M.N.Estrangeiros – acerca do ridículo episódio dos desenhos com Maomé. Freitas manteve uma atitude que é incomum nos políticos Portugueses, ou seja, borrifou-se nos Americanos e manteve uma atitude claramente independentista dos ideais dos EUA. Nós Portugueses, passamos o tempo a afirmar que os nossos Governos só fazem aquilo que os americanos querem! E qual é a reacção dos Portugueses quando de forma inabitual um Ministro vem opor-se àquilo que o G.W.Bush entende que é o correcto? Criticamos! Então, em que é que ficamos? Continuamos a andar a reboque de uns EUA decadentes e sem moral (veja-se a invasão do Iraque baseada em nada mais do que mentiras), ou vamos começar finalmente a afirmarmo-nos como Europeus?
Se por um lado a tradição judaico-cristã em que todos somos educados e na qual as nossas leis assentam e a herança pitagórica do ou é verdade ou é mentira, não havendo meio termo; juntando-lhe a triste contribuição de René Descartes com o seu Racionalismo, ficamos com um cenário de inflexibilidade, de fundamentalismo quiçá mais fundamentalista que o Iraniano. Colocamos no nosso Blog fotos de uma criança iraniana a ser estupidamente punida por ter sido apanhada a roubar pão; e as nossas crianças que sofrem, por vezes, tanto ou mais e nem pão roubaram? Parafraseando Confúcio: “porque nos preocupamos com a soleira da porta do vizinho que está suja e não limpamos 1º a nossa?”, ou o mesmo Confúcio em : “Quem tem telhados de vidro não atira pedras”; talvez prefiram o Evangelho segundo S. João? Então eis o testemunho deste apóstolo: “Porque reparas no cisco que o teu irmão tem no olho e não vês a trave que está no teu?”.
Ok! Lá vão pensar que eu sou extremista, não, não sou. Mas penso ser de uma ingenuidade tremenda pensarmos que nós somos os bons e os Iranianos são os maus. E tudo isto porquê? Porque os nossos “amigos” americanos manipulam os orgãos de informação para que quem não pensa, pense que as coisas assim são.
Pois, mas não são. Nada é assim tão linear e pensar com os miolos que temos não dá trabalho nem é vergonha, é aquilo que devemos cada vez mais fazer. Quase apetece chamar aqui o Kant com o seu célebre tribunal da razão. Mas, é sempre a razão. E o coração? Ou se quisermos aquela parte de nós que também pensa mas sempre (ou quase) em segundo plano.

4 Comentários:

  • Bem, talvez já conheças a minha opinião sobre os americanos: Se não fossem eles, e com a boca bem afinada que temos, neste momento estariamos a partir pedras na Sibéria. Claro, não aprovo tudo o que fazem, detesto o G.W.Bush. Na Alemanha diz-se: Os americanos são um mal menor e necessário.

    By Blogger Zig, at fevereiro 22, 2006 12:23 da manhã  

  • Excelente dissertação!

    Os americanos pensam que nós somos o rebanho, mas acho que as coisas daqui a uns anos vão mudar... Isso vão...

    Saudações!

    By Blogger Unknown, at fevereiro 22, 2006 12:43 da tarde  

  • Zig, tens razão, como quase sempre. Dizes que na Alemanha se diz: Os americanos são um mal menor e necessário. Eu preferia dizer que os americanos são um mal necessário, mas menor.
    P.S.: Ainda me lembro do teu Fiat 127 laranja, era lindo!

    By Blogger Abade.anacleto, at fevereiro 22, 2006 4:50 da tarde  

  • Caro Francisco, obrigado pela retribuição no Restaurador da Independência. Já há algum tempo quesou leitor assíduo do Pax Intratibus, mas como deves compreender é muito complicado comentar em todos os blogues que tenho linkados!

    Em relação à pessoa em questão, até tem tido boas participações no Restaurador, mas exalta-se com facilidade...

    Obrigado pela preferência!

    Abraço!

    By Blogger Unknown, at fevereiro 22, 2006 6:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter