Pax Intratibus

28.3.06

A Tristeza Anunciada

A Delinquência infanto-juvenil aumenta, o consumo de drogas leves e duras aumenta, o consumo de álcool nos adolescentes aumenta... e a culpa é?! A culpa é desta sociedade desvirtualizada de valores espirituais, ou de ancoragens se os meus amigos ateus assim o preferirem. As metas cada vez mais elevadas impostas por esta sociedade vã até poderiam ser aceites como válidas, o problema é que não são postos ao dispôr os meios necessários para se poder atingir o que quer que seja. Se tens uma cunha, estás bem! Se não a tens, desenrasca-te. É tão fácil chegar à paz de espírito quando o dinheiro não atormenta, e então, conseguem-se grandes feitos, pois... Este poderia ser o mote de algo que já descambou do caricato-dramático para o puro drama.
Veja-se o anúncio publicitário-tipo: Uma moça toda corpinho danone levanta-se de uma cama que está num quarto do tamanho de um T1, come um yogurte e exprime facialmente as emoções que costumam acompanhar algo parecido com um orgasmo porque o yogurte é excelente. O problema não é o yogurte, mas sim a identificação: quem come destes yogurtes vive acima da média, tem uma boa vida. Imagine-se o mesmo anúncio em que a pikena se levanta de um divã de abrir e fechar numa casa toda deteriorada. Seria o mesmo? Que exemplos, que altura de fasquia estamos a sugerir/impôr aos jovens de hoje? A resposta é fácil, aquelas que eles nunca poderão atingir. Então o que sobra? O suicídio, a agressão contra tudo e todos, a amargura filha da frustração. Lembro-me da ascensão de Hitler ao poder, foi tão fácil depois de estarem reunidas todas aquelas condições que hoje em dia já cá estão presentes em grande parte. Prevejo uma europa com regimes maioritariamente da ultra-extrema-direita, vulgo neo-nazis. Esta é uma idade em que assomam à porta os extremismos, onde o ser flexível tem cada vez menos lugar por muito que nos tentemos esconder por detrás de biombos a que damos vários nomes, nomes sem grande aplicação prática. Um soco na cara é sempre sentido como um soco na cara. Entrar em grandes considerandos do tipo: bom, levei um soco! Porquê? Para quê? Vou perdoar para poder levar imediatamente outro soco, etc. etc. Há um tempo para semear, um tempo para colher. Este é o tempo da colheita de tantas e tantas asneiradas semeadas pelas grandes e pequenas potências. Os murros chegaram. Não é que isto nos faça desistir da mensagem búdica, crística ou ateia de boas intenções. É apenas um alerta de que nada é como pensámos que poderia ser nesta Era do Aquário.

3 Comentários:

  • Mesmo por ser a era do aquário é que estamos a colher todos estes frutos envenenados!
    Nesta era vamos ter que decidir se queremos renascer das cinzas ou ficar para sempre mortos

    By Blogger Unknown, at março 29, 2006 8:52 da tarde  

  • Sim, correcto Trequita. Muitas pessoas pensam ser a Era do Aquário uma Era cheia de benesses e nada mais. Não é nada disso! É mesmo um tempo de escolha, até diria mais, é um tempo de "batalhas" entre os que querem ser Fénix, os que querem ficar mortos e os que querem matar a Fénix ao nascer. Parece-me que este último grupo está, por enquanto, a ganhar aos pontos.

    By Blogger Abade.anacleto, at março 29, 2006 9:08 da tarde  

  • Hi all!. Alone on Valentine's Day? Adult live chat & Movie Pages Try to find partner in your area!
    Enjoy

    By Anonymous Anónimo, at fevereiro 13, 2007 5:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter