Pax Intratibus

27.7.06

Com-siderandos e Sem-siderandos

As pedras fascinam-me, sempre o fizeram! Fico sempre a pensar que por cá ficarão depois de todos nós que cá andamos de momento aos tombos, já estivermos a "fazer tijolo" há muitíssimo tempo.
As pedras são "brutas", opacas, os cristais são lindos e tantas vezes quase transparentes. Que diferença entre eles! E porquê? Apenas porque os cristais se formaram em condições diferentes (principalmente a pressão atmosférica muito elevada). Se transpusermos tudo isto para o Mundo do Humano conseguimos ver um paralelismo enorme. É facto que nós moldamos o meio como ele nos molda a nós. Teremos então os Humanos-Pedra e os Humanos-Cristal (sem qualquer referência implícita
às crianças e adultos Índigo e Cristal), a diferença entre eles é tanta quantas as condições que receberam para se formar foram distintas.
É tão fácil criticar aqueles que tudo têm ou aqueles que nada possuem. O problema neste caso é o "caminho do meio", ou seja, aqueles que não se inserem por azar nos abastados e por sorte nos cada vez mais empobrecidos. Parece que a batalha terá de começar não na linha da frente nem sequer na retaguarda, mas sim pelos que ficam no meio do "exército", aquela coisa que em Portugal é tão mal definida, a Classe Média! A nossa classe média evoca quase sem que o queiramos a Idade Média, estamos entalados entre o Clero e a Nobreza e os Servos. Os primeiros detestam-nos pela algo relativa proximidade; os segundos também nos detestam porque estamos melhor que eles e um pouco mais perto da "Nobreza", dos ricos. Mas o que se verifica é que os ricos pouco pagam impostos, os pobres (mesmo pobres) não pagam porque não podem e resta esta amálgama a que chamamos classe média para pagar as escolas, os hospitais, estradas, etc, etc, etc. Como não somos nem carne nem peixe, somos tipo Bacalhau, salgam-nos, secam-nos e "comem-nos" (ainda por cima por parvos).
Nada tenho contra os ricos, apenas contra os pobres! Há que acabar com os pobres, torná-los mais ricos, reduzir este "Mar Negro" que separa os "les uns et les autres".
Afirmam os autores mais conservadores recorrendo ao determinismo bio-psico-sociológico que "filho de peixe sabe nadar". Uma ova! O que falta por aí são incompetentes a ocupar cargos só porque o pai é quem é ou conhece quem conhece e não porque os filhos tenham qualquer competência que salte à vista. E aí os temos por todos os buracos onde se ganhe bem e se faça pouco (de preferência), esses falsos peixes de barbatanas de borracha e escafandro para não se afogarem.
Li num dos melhores blogs que conheço e que frequento sempre, um Post acerca dos boys e dos jobs e de um líder partidário a criticar outros 2 partidos por adoptarem esta prática, ou seja, usar o Factor C (cunha) e/ou o Factor CP (Cartão dum Partido). Mas qual o partido político que não adopta esta prática? Nenhum, está visto! Temos de viver com esta situação, mas sem deixarmos de criticar ou até denunciar este tipo de situações.
Suposição Seráfica (de Serafim, o mais elevado dos nove coros em que os anjos se dividem): Os partidos políticos acabavam! É óbvio que nada mudaria! Ficariam sempre em destaque, os nossos amigos, os do nosso clube de futebol, da nossa religião, etc. Parece-me ser uma característica marcante do Ser Humano e do Latino em particular, confundir amizades e afinidades com competências. Daí também a desgraça que vivemos (deve ser a maior desde Viriato, o Lusitano).

Existem muitas estratégias para fazer uma criança comer quando ela não lhe apetece a comida que lhe apresentamos. Nós adultos também somos distraídos pelo Líbano, Israel, Iraque, Irão, Afeganistão, Timor, Mundiais e Europeus de Futebol, Jogos Olímpicos etc. Assim não nos chateamos com a cada vez mais degradada situação a que chegámos. Os anglo-saxónicos têm o seu ditado "Give the dog a bone" (dêem um osso ao cão [para ele estar entretido]) que também deu título a uma canção dos velhinhos AC/DC, nós temos o "enquanto o pau vai e vem folgam as costas". O problema é que as hérnias discais tanto virtuais como factuais são cada vez mais (foi mesmo para rimar). AH! Ganda País!

6 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter