Pax Intratibus

25.5.06

Esta Ilha é Toda Minha!!!


Alarmantes, desarmantes e chocantes. Eis como defino as intervenções públicas do Dr. Alberto João Jardim. Alarmantes porque nos mostram Governos Centrais sem força. O Dr. até se permitiu afirmar publicamente o seguinte: "...Não sei se Portugal Continental ainda tem barcos de guerra para ocupar a ilha.... Eu respondo: - A Marinha de Guerra Portuguesa tem muito poucos barcos; o que tem são navios. Suficientes para ocupar a Ilha? Claro que temos Sr. Dr. e ainda sobram.
O Dr. já decidiu que caso a Lei das Incompatibilidades seja aprovada pela Assembleia da República esta não será aplicada na Madeira, e comentou: "Quem quiser que invada a Ilha". Em relação a esta matéria diz que Cavaco Silva é uma pessoa de bom senso. Já se esqueceu de quando dizia precisamente o oposto.
As suas intervenções são desarmantes porque o homem diz o que lhe dá na real gana sem olhar a quem. "Penso, logo digo" poderia ser o seu lema
à la maniére Cartesiana. Isto num político é de se ficar de braços em baixo. O homem recusa-se a ser hipócrita e mentiroso em exagero, o que num Homo Politicus é de gabar.
São chocantes porque está careca de nos dizer sem mandar recado por ninguém que lá na Ilha quem manda é ele e ponto final. O estranho é que seja qual for o Partido Político que esteja a constituir Governo nunca mostre uma atitude de firmeza clara e objectiva. Há que provar a este Senhor que o estatuto de autonomia tem limites, o problema é que ele os excede com a aparente conivência dos próprios e sucessivos Governos Centrais, tem um estatuto de inimputabilidade que leva a questionar se o homem não será um sociopata furioso ou um esquizofrénico zeloso. Este Sr. lembra-me um verso de uma cantilena que a Juventude Hitleriana arengava: "... Se não fores meu irmão parto-te a cara...", ou seja, se não és dos meus és contra mim.
Os media designam-no muitas vezes por o Senhor da Madeira, por algum motivo será e não me parece que a ironia contenha todo o aparato deste cognome. Porque não D. Alberto João, "O Prepotente"?
Confesso que uma pontinha da minha pessoa admira o homem pela coragem desmedida (louca?) pela frontalidade por vezes absurda, pela recusa da subtileza reptiliana a que a restante classe política já nos habituou.
Cuidado D. Alberto, cuidado que a Espanha espreita. Não queira que aconteça à Madeira o que aconteceu a Timor. Não nos queriam lá e depois levaram com o Gigante Indonésio em cima o que lhes foi muitíssimo mais adverso. E confessemos que Isla de la Madera soa muito mais mal do que Ilha da Madeira (não julguem que me esqueço da linda Ilha de Porto Santo).
O "Nesta Ilha Mando Eu" já vai fartando. Mas quando aparecerá alguém com os coisos no sítio que lhe mostre que naquela Ilha mandam os Madeirenses, ou seja, os Portugueses e não um pseudo-monárquico, ou se preferirem um monárquico de pacotilha.

9 Comentários:

  • Análise espectacular. Peca por um senão: o homem não é sociopata e muito menos esquizofrénico; é pura e simplesmente esperto. Esperto suficientemente para aproveitar a cobardia de toda uma classe política silenciada, acocorada, "assabujada" (sem desprimor para os sabujos, que até são cães inteligentes) por aquilo que ele sabe e que eles temem pelo dia em que o dito cujo se decidir a pôr, finalmente, a boca no trombone. Porque não há outra maneira de justificar a cobardia da classe política do "contnente" senão o medo de que os pecados privados façam enfim estalar o verniz das virtudes públicas.
    Quanto aos infelizes madeirenses, estou na minha: continuam a votar nele como sempre em Portugal se votou no Salazar: inércia, maria-vai-com-as-outras, demasiada flexibilidade na coluna vertebral, e outros factores do género.
    Um abraço.

    By Blogger Celtiberix, at maio 25, 2006 8:17 da tarde  

  • Pode ter um monte de defeitos mas gabo-lhe a coragem e a atitude "estou-me a borrifar para aquilo que os outros pensam"...

    Abraço e bom fim-de-semana!

    By Blogger RCataluna, at maio 26, 2006 10:58 da tarde  

  • Celtiberix => Tens razão sem dúvida alguma. O gajo é mesmo esperto e tem a classe política Continental na "máquina de apertar tomates". Mas não deixa de ser uma situação triste.
    Um abraço.

    By Blogger Abade.anacleto, at maio 28, 2006 12:30 da tarde  

  • RCataluna => Também eu lhe admiro a coragem e a frontalidade por vezes obscena, mas isso não chega. E aquilo que ele podia usufruir como virtude, acaba em defeito por ser tão excessivo. Cai num discurso tresloucado, demencial de que muitas vezes se vê obrigado a recuar. Fi cará sem dúvida na história política deste País como alguém com um cantinho próprio.
    Um abraço.

    By Blogger Abade.anacleto, at maio 28, 2006 12:34 da tarde  

  • Ele realmente passa os limites mas até diz algumas coisas bem ditas de vez em quando :) Vai-se safando com este tipo de atitude e quem lucra são os madeirenses que aqui a qualidade de vida nem tem comparação com o nosso Alentejo... O que nós queriamos mesmo era ter aí um politico que dissesse: Eu é que mando no Alentejo e "mai" nada!

    By Blogger Unknown, at maio 30, 2006 10:24 da tarde  

  • Sempre grato pelos teus comentários.

    O post sobre essa ave rara madeirense está soberbo.

    Tal como referes "O estranho é que seja qual for o Partido Político que esteja a constituir Governo nunca mostre uma atitude de firmeza clara e objectiva. "

    Abraços

    By Blogger LUIS MILHANO (Lumife), at maio 31, 2006 2:44 da tarde  

  • É como a trequita diz, a Madeira respira progresso graças a ele. Pessoalmente até é uma boa pessoa, quando estive há 15 dias na Madeira, deixou-se fotografar com um dos meus colegas sem qualquer problema, conversando também abertamente e sem pressas. Os Madeirenses gostam disto, por isso ele é reeleito tantas vezes. E claro, se o nosso Alentejo tivesse uma pessoa assim....

    By Blogger Zig, at junho 01, 2006 4:56 da tarde  

  • Trequita=> Bom que ele se vai safando isso vai. Eu não queria ter no Alentejo alguém que dissesse: "Eu é mando aqui e "mai" nada". O que queria era um grupo de pessoas com o senso de civismo, democracia e força de carácter para elevar o nosso Alentejo. Portugal sofreu 48 anos com a Ditadura; o Alentejo penou o mesmo tempo. Basta de gente prepotente! Dessa temos os Governos Centrais bem abastecidos.
    Um abraço.

    By Blogger Abade.anacleto, at junho 02, 2006 8:17 da manhã  

  • Zig=> Amigo Zig, a resposta que dei à nossa amiga Trequita responde também ao teu comentário. No entanto quero acrescentar que também o Salazar falava bastante amena e abertamente com as pessoas, principalmente as da terra dele e isso não o impediu de ser e fazer o que foi e o que fez. Se o nosso Alentejo tivesse uma pessoa assim como tu tão claramente subentendes o que se passaria? Pois o mesmo que na Madeira! Tinhas os protegidos, os alvos a abater e os que se calam com medo de represálias porque a vida custa e o desemprego também. Desculpa a franqueza mas penso que não quererias respostas de "caldos de galinha". Claro que aceito as vossas opiniões como sei que aceitarão as minhas. De Albertos João está o Jardim cheio.
    Um abraço.

    By Blogger Abade.anacleto, at junho 02, 2006 8:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter