Pax Intratibus

2.5.06

Oração ao Alentejo

Deixei todo o meu sono, a minha preguiça nos braços quentes do pôr-do-sol na planície.
Larguei a minha agressividade, a raiva de por vezes, na cálida, doce e calma Lua Cheia de Maio.
Escondi quase todos os meus defeitos numa Lua Nova de um Outono, a excepção foste tu.
Tu, o meu defeito maior, o que não posso esconder no Sol nem na Lua.
Guardo-o bem à vista numa estrela da Constelação de Virgem.
E se por vezes essa estrela desce e estremece na planície, há algo em mim que se apaga para logo a seguir se reacender com a força de uma galáxia.
A planície chama e clama por aqueles que a podem ouvir. O seu chamado é melancólico, suave e ao mesmo tempo prenhe de sentimentos de descoberta, de aventura.
Partiria eu contigo ao seu chamado não fora seres uma estrela.
As estrelas já têm em si a luz suficiente que me falta a mim, a tantos mins deste nós que somos todos.
Os astrónomos desconhecem-te, os astrofísicos nem tentam explicar-te.
És uma estrela do coração, do amor, da paixão, do meu arrependimento.
Quem te precedeu também foi estrela do coração. Foi Krishna, Buda, Yahia (João Baptista).
Os judeus, o teu povo, chamam-te Yeshua, os Muçulmanos chamam-te Issa.
Eu chamo-te o que concentra em si todas as estrelas que te precederam e Maomé que te seguiu no tempo e afinal de contas te veio relembrar.
Queda-te por instantes na planície, vive na brisa que percorre as folhas da árvore mas não se detém nelas.
Dá-nos o teu estandarte para que nos guiemos, dá-nos a tua bondade para que não prejudiquemos, a tua força para que resistamos às sucessivas instâncias dos vários governos para nos derrubarem.
Por isso Yeshua, Issa, permanece na planície por nós, por ti e pelos que não acreditam em Krishna, no Buda, em Ti, em Maomé, em Yogananda, em Sai Baba, em Krishnamurti, em Ramakrishna, em todos os que de uma forma ou outra sempre pregaram a compaixão, o amor incondicional, o respeito por toda a Natureza, pelo Universo, por todos os que a ti se assemelham e quase são iguais.
Fica por momentos e olha pela planície, por nós alentejanos, Yeshua...

5 Comentários:

  • Gostei das palavras deixadas no "Beja". Como tinhamos gostado de vos ter conhecido e partilhado o convívio do Encontro. Outras oportunidades surgirão e contaremos então com maior número de participantes.
    Já colocámos fotos e o vídeo da TVALENTEJO.

    Abraços

    By Blogger LUIS MILHANO (Lumife), at maio 03, 2006 1:48 da tarde  

  • Em tempo:

    Gostei muito do post hoje colocado.

    By Blogger LUIS MILHANO (Lumife), at maio 03, 2006 1:49 da tarde  

  • Lumife, as palavras que deixei no "BEJA" foram as que o coração me ditou, tive mesmo pena de não poder ter ido. Fico contente por teres gostado deste post quiçá um pouco poético.

    By Blogger Abade.anacleto, at maio 04, 2006 8:06 da manhã  

  • se os alentejanos não olharem pela sua terra mais ninguém olhará! o nosso problema é que ficamos sempre à espera que alguém olhe para nós!

    ... quanto ao post, está muito bem escrito, tenho apenas uma pequena observação a fazer em relação a Sai Baba que se revelou ser uma fraude (reclamava ser uma encarnação de Shiva mas tratava-se de um pedófilo que abusava dos seus jovens fiéis, além disso fazia truques mágicos em que fazia aparecer anéis de "ouro" e relógios que oferecia às familias das suas vitimas, entre outras coisas...)não vamos querer que este senhor olhe para o nosso tão querido Alentejo, pois não?
    :)
    Bjokitas e bom fim de semana

    By Blogger Unknown, at maio 06, 2006 12:20 da manhã  

  • Trequita, eu sei o que se afirmou acerca de Sri Sai Baba, como também sei as mentiras que se propagaram acerca de Rajneesh (Osho). É normal estas pessoas terem sempre os seus inimigos. Lembra-me W. Reich que morreu numa prisão americana porque falava numa energia cósmica que hoje se sabe ser a bioenergética, ou o Reiki se preferirmos. E foi preso porque era dum partido, neste caso o Comunista. Grandes Homens-Grandes inimigos. E no fim de tudo, acredita-se no que se quer. Bjokitas e um bom fim-de-semana também para ti. :)

    By Blogger Abade.anacleto, at maio 06, 2006 6:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter