Pax Intratibus

18.4.06


A gripe das aves (versão 3.676.987) começou por teoricamente matar 12 mil Portugueses, alguém reviu os cálculos e disse que não seriam 12, mas sim 19 mil. Agora já pode afectar/matar cerca de 3 milhões de Portugueses de acordo com o Director-Geral da Saúde, o que corresponde a um terço da população nacional (da qual se excluem os Vegetarianos). Mas quem é que nos fez esta brincadeira? Quem nos retirou o prazer de comer um frango (sempre em formato perdiz) assado numa feira empoeirada por um balúrdio? Ou fazer um churrasco no Guadiana em plena Primavera? Ou as delícias de um arroz de pato?
Se a sua galinha se queixar de dores no corpo, estiver com corrimento nasal (“ranho”), febre, espirros e vontade de beber líquidos; Ah! E se não lhe apetecer um cigarrito, já sabe, está com uma galinha engripada. Conselho: Livre-se dela o mais rápido possível.
Depois da sempre costumeira peste suína, da febre aftosa e da doença das vacas (de 4 patas) loucas, do “mal dos coelhos”, agora cai-nos em cima a ameaça da pena. É uma pena que nem os bichos de pena se safassem. E agora? Que mundo é este em que episodicamente há um animal que nos é negado por doença? Podíamos pensar num complôt Budista ou Hinduista, mas não! É apenas o ecossistema a rebentar pelas costuras. Veja-se nos bichos humanos a incidência insidiosa do Cancro e da SIDA. Que mais poderão ser senão respostas deste planeta vivo, de Gaia, às nossas tropelias, aos nossos abusos. O planeta azulado diz: “Cá me fazes, cá me pagas”. A factura começa a ser elevadíssima para os nossos corpos. O planeta mostra-nos claramente os seus protestos sem necessitarmos que a GreenPeace ou qualquer outra associação do género nos alerte para o brutal desequilíbrio em que já estamos a viver há cerca de 100 anos.
O que fazer? Apenas tentar reequilibrar o possível e aí sim, aí necessitamos das associações, de Leis mais duras, de alguém que encoste os EUA à parede (Deus?!) para se armar em polícia ecológica, já que tanto gostam de fazer o papel de policiamento geo-político-económico do planeta, de acordo com os seus sagrados interesses, pois...
Já se antevêm as galinhas com Boletim de Vacinas e as consequentes falsificações. Numa altura em que o Governo tanto manobra para encerrar alguns Centros de Saúde, porque não convertê-los em centrais de vacinação galinácea? Penso ser esta uma ideia a ter em muita conta.

7 Comentários:

  • ainda hoje passei por um edifício onde estava um pombo morto no beiral...bem, nem imaginas a idéia que me veio logo à cabeça pois não?
    GRIPE DAS AVES
    fiz logo um filme do tipo:
    Quando chegar a casa vai estar a passar em todos os noticiários que a gripe das aves já chegou à Madeira :)

    By Blogger Unknown, at abril 18, 2006 11:21 da tarde  

  • O que eu acho piada é quando nos notíciarios interrompem com uma notícia de última hora: "Foi encontrado um piriquito morto numa cave na Suécia a 67 km de Estocolmo" - é caso para dizer que a histeria e desinformação são constantes em relação a esta matéria. Hoje, qualquer coisa é notícia.

    Abraço!
    Continuação de bom traalho.

    By Blogger RCataluna, at abril 19, 2006 8:39 da manhã  

  • Cá pra mim, gripe das aves mas é uma porra, falando em bom "alentejanês". Lembra-te bem do embargo que foi feito a nível europeu à exportação de carne de vaca portuguesa, quando se falou das vacas loucas. Agora é a gripe das aves; vais ver se não vai para aí aparecer um embargo europeu aos frangos portugueses. E é claro como a água: se importámos carne de vaca, alguém vai esfregar as patas pra pôr cá os frangos também. Não sei porquê mas vieram-me à lembrança os ingleses... mas não ligues, é que eu ouço vozes...
    Descaradamente verdade é que não vai para aí aparecer a osteoporose dos caracóis: os importados são marroquinos, e estes não têm problemas em pô-los cá porque a gente devora aquilo tudo, os nossos e os deles, portanto...
    Se para aí souberes alguma coisa da neurose das sardinhas, avisa-me... pelo sim, pelo não...

    By Blogger Celtiberix, at abril 19, 2006 5:41 da tarde  

  • Compreendo a tua reacção Trequita. É precisamente desses medos tantas vezes conducentes ao pânico que todos nós temos de evitar. Mas penso que é quase sempre inevitável estabelecermos esse tipo de associações nesta altura do campeonato. :)

    By Blogger Abade.anacleto, at abril 19, 2006 9:37 da tarde  

  • RCataluna, adorei essa do periquito morto a 67 Km's de Estocolmo e logo numa cave (boa imaginação). Temos de evitar a histeria, sem dúvida, e pensar que desde sempre que as aves morrem. Un saludo.

    By Blogger Abade.anacleto, at abril 19, 2006 9:40 da tarde  

  • O que dizer da osteoporose dos caracóis? da neurose das sardinhas? E já agora da psicopatia da caracoleta? Do camarão estado-limite? Bom amigo de longa data tens toda a razão em ver conspirações galináceas por detrás desta gripe.
    Essa de ouvires vozes parece-me uma consequência lógica da tua psicose galopante (risos). Mas a Inglaterra não faz sentido! Lembra-te que falamos de galináceos e que os Franceses já foram conhecidos por galos, logo a conspiração vem de terras Francas (isto diz-me a minha psicose paranóide e ela nunca erra(risos)). Olha, saia mas é um franguito assado na brasa que a malta cura-lhe logo a gripe.

    By Blogger Abade.anacleto, at abril 19, 2006 9:46 da tarde  

  • É assim mesmo, caro amigo: venha de lá o frango. Tussa que não tussa, pastilhas não toma (a não ser vidigueira tinto).

    By Blogger Celtiberix, at abril 19, 2006 10:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter