Pax Intratibus

28.8.06

Abismo

A última medida "Pidesca" a que este Governo nos submeteu é de ficar a pensar se não estaremos a viver em 1949 ou carquejas. O Governo decretou que as nomeações para cargos do Estado, nomeadamente os tachos de acessores ministeriais e outros que tais, nos ficam vedadas ao nível do conhecimento. Porquê? Porque deixam de sair em Diário da República. E acabaram-se os escândalos com o excessivo número de nomeações, com os compadrios (já que não sabemos se o nomeado não é por acaso o futuro genro da pôrra do Ministro) e com os ordenados que estas inteligências iluminadas (só se for pela EDP) vão roubar ao Estado, a nós que fazemos os nossos descontos.
Que raio de sorte a nossa! Se a comunicação social (incluo aqui a Terra dos Blogues) não denunciasse estas situações aberrantes e que se constituem como verdadeiros atentados a nós cidadãos ordinários (no seu sentido primeiro, comuns), o Governo não se veria na obrigatoriedade de nos cercear o acesso a essa informação; por outro lado, se a comunicação social calasse estas verdadeiras afrontas, por certo que a situação atingiria limites do "arco da velha". Até estou a ver o periquito ou o hamster do filho do ministro com cargos de acessores. De novo o velho e esfarrapado por excesso de uso, "preso por ter cão e preso por não o ter". Só que a partir de agora a atenção do cidadão sai reforçada porque é de calcular que este tipo de nomeações atinjam nos tempos vindouros números que bradam aos céus.
Este é o País da Teoria, dos planos completos ou incompletos, das intenções marcadas pela falta de acções, das medidas urgentes metidas na gaveta porque o dinheiro faz falta para aquilo que não é nem de longe o mais importante. Os nossos direitos minguam a olho nu, os nossos deveres aumentam para que haja uma espécie de compensação. Dá vontade de emigrar para Plutão que ficou a saber há pouco tempo que já não é um planeta (será que o dito se importa com isso?), mas sim um planeta anão, sem direito a figurar na lista dos planetas que constituem o sistema solar. Isto não vos lembra algo? Sim! Certo! Nós somos o Plutão da U.E., estamos lá, todos sabem que estamos lá, mas nem contamos porque somos anões e assim permaneceremos enquanto vigorarem estas mentalidades minorcas, estes Governos improdutivos, esta cegueira e desinteresse por tudo o que nos pode levar à lista dos que contam! Assim, Plutão amigo, os Portugueses estão contigo. Porque é que não nos geminamos com Plutão? As similaridades são tantas! Tornemo-lo no nosso estandarte, no nosso exemplo. Ah! Plutão do nosso descontentamento. Se Shakespeare fosse vivo talvez não tivesse falado no Inverno do nosso descontentamento. Se Camões cá andasse por certo diria: "Mudam-se os tempos, permanecem as não-vontades" ou ainda o "Perdigão perdeu a pena" seria "Portugal perdeu a cena".

7 Comentários:

  • "Governo perdeu a vergonha,
    não há mal que nos não venha", diria o coitado do zarolho se não fosse aquele malfadado 10 de junho dos desavergonhados.
    Lembras-te daquela frase que tanto usávamos sobre a diferença entre qualquer coisa e um balde de m***a? (não quero dizer palavrões no teu blog), e que chegávamos à conclusão que a diferença era a porra do balde? Pois é, caro Amigo, anda já por aí muito balde a transbordar da sempre igual dita cuja.
    Um abração e continua: se eles aqui vierem, podes ter a certeza que chegam à conclusão que é melhor terem-te como assessor do que como inimigo, eh eh!

    By Blogger Celtiberix, at agosto 28, 2006 10:15 da tarde  

  • Excelência:
    permita-me discordar parcialmente da sua douta opinião que, não obstante, respeito.
    Concordo com a publicação em DR de todo e qualquer acto de nomeação de pessoal na AP, o que só abona em favor da transparência e do direito à informação dos cidadãos.
    É evidente que discordo da não publicação dos Contratos Individuais de Trabalho, ainda que esses contratos revistam a forma de direito privado (não são actos administrativos, pelo que não se regem pelo CPA).

    Já quanto à nomeação para assessores, "tachos", lugares políticos em geral e compadrios em particular, informo V. Ex.ª que, na sua esmagadora maioria, são as mesmas celebradas em Comissão de Serviço, de publicação obrigatória em DR, como actos de direito público.
    Assim, quando falamos de CIT, falamos, em geral, de "arraia miúda".

    Respeitosamente,

    Chico

    By Blogger Francisco, at agosto 29, 2006 8:21 da manhã  

  • @Celtiberix: Realmente a diferença é apenas o balde (risos). Há que fazer com urgência a faxina da me*a.
    Um grande abraço.

    @Chico: Muito agradecido pela correcção, mais uma vez o "peixe miúdo" enleado nas malhas da rede cada vez mais apertada.Quer dizer que os "Bigs" vão continuar a entrar na sua maioria com avisos de recepção do D.R.. Bom, não altera em muito a essência do que escrevi. Sei no entanto que a tua opinião no que toca à A.P. é sempre de se ter em boa conta. Fica registado o esclarecimento/conselho. Males de se viver dentro de um convento.
    Um abraço.

    By Blogger Abade.anacleto, at agosto 29, 2006 2:36 da tarde  

  • Gostei de Portugal ser apelidado de Plutão da U.E.! Sempre é mais giro e galáctico do que ser o cú da Europa!! (desculpe-me a linguagem mais rude!)
    Muito bem escrito, como sempre!

    Abraço!

    By Blogger RCataluna, at agosto 29, 2006 8:44 da tarde  

  • Excelente comparação, Portugal e Plutão. Ambos pequenos, ambos distantes, com uma diferença, Portugal é muito mais quente!

    Agora essa do Simplexista Sócrates é mais uma prova que essas decisões se tomam quando tudo está a dormir, está calor, não há eleições, novelas atrás de novelas etc. Mas a ser verdade, é um escândalo!

    By Blogger Zig, at agosto 29, 2006 11:12 da tarde  

  • Nada mais há a acrescentar...o texto tudo diz!!!Mas comparar Portugal a Plutão??? Coitadinho do antigo nono planeta do Sistema Solar, agora apelidado de Planeta Anão...não merecia tal comparação... lol
    Digo isto porque rir ainda vai sendo o melhor remédio, e o que nos vai restando..porque até os genéricos vão sendo mais caros

    By Blogger praia.claridade, at agosto 30, 2006 7:19 da tarde  

  • Amigo, assim que puderes, fecha a tua abadia e passa por meu blog, é que foste etiquetado....

    By Blogger Zig, at agosto 30, 2006 11:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter