Pax Intratibus

4.1.07

O Regresso do Abade!

Quero começar por agradecer à Trequita que me incentivou e muito especialmente ao grande Bom Gigante que me deu as boas-festas. Para todos os que me liam (e em especial para vocês dois) o meu muito obrigado.
Espero que todos tenham tido umas festas com bastante afecto. Eu confesso que pouca importância dou a estas festas. Porquê? Bom, ao Natal porque se sabe que Cristo nasceu e morreu na Primavera e o 25 de Dezembro mais não foi do que um aproveitanço da festa Romana ao Deus Mitra. Ao Ano Novo (o que é isso?) porque o celebro de acordo com o calendário Celta.
Quero pedir desculpa pelo meu afastamento que se deveu ao facto de não ter tempo sequer para meditar um pouco e há prioridades... Agora vou tentar voltar de novo aos Posts porque estou um pouco mais aliviado de trabalho. BEM HAJAM!
Segue-se um pequeno escrito um pouco enferrujado, mas tenho de recomeçar e porque não por aqui? :))
Percorro a distância que se some no meu olhar fixo nas florzitas amarelas que Deus semeou. A brisa suave agita-as como se agitam os meus pensamentos. A beleza do Alentejo florido e carregado de verde enche-me o olhar e a alma de calma, serenidade e fantasia. Ai, quem me dera seres tu Alentejo. Não! Já não me basta ter-te na alma, quero ser Tu. Quero ter essas tuas cores que me fazem brilhar as íris castanhas com outros matizes, quero ter os aromas que te acompanham onde quer que estás ou onde te revejo. Quem te tem nunca te perde ou se perde de ti. Acompanhas-nos qual cãozito fiel e alegre nos passeios e folguedos do nosso corpo, nos desvarios da nossa alma. E quando em ti o céu se derrama e te fertiliza é como se algo dentro de nós também se renovasse, se tornasse mais vívido.
Escorrem-te nessas alturas as lágrimas do céu pelos troncos das tuas, tantas vezes, esparsas árvores. Corre-te pelas veias que se abrem no teu solo esse sangue incolor a que chamamos água já tão carregado pelo teu sabor, pelos teus cheiros.
O sobreiro, a azinheira, são os teus estandartes... Queria que fosse o Salgueiro Chorão com os seus ramos caídos a beijar o chão, gotejando lágrimas carregadas de esperança e melancolia, como melancólica e nostálgica é a tua essência ancestral.
O poeta diz “ai Alentejo quem te amou não te esqueceu...”! Eu que de poeta nada tenho, digo que quem te ama não te esquece. A nossa relação de amantes que se disputam e reconciliam não teve, tem ou terá fim. Que não se compare o meu amor por qualquer mulher que de repente me apareceu no caminho pelo amor que por ti sinto. Como talvez dissesse Pessoa num dos seus piores dias de inspiração: “O que por ti sinto ou pressinto nunca o direi a ninguém excepto a todos aqueles que me ouvem e esses são eu e pouco mais do mim que reparto com mais ou menos boa vontade por aqueles a quem assim o decido...”.
Por
isso, e como sempre, a ti Alentejo...

13 Comentários:

  • Não tem nada que agradecer!
    É com muito gosto que registo o regresso do grande Abade! Bom ano!

    Um abraço e boa semana!

    By Blogger RCataluna, at janeiro 08, 2007 9:04 da tarde  

  • Ainda bem que apareces, mais um, nunca é demais, em especial com a qualidade do teu blogue. Fico à espera de posts, também gosto do Alentejo, os meus avós eram de lá. Boa semama

    By Blogger Barão da Tróia II, at janeiro 09, 2007 9:51 da manhã  

  • ora viva! seja bem aparecido :)
    Já não era sem tempo!

    Adorei a partem em que te referes ao calendário celta porque me identifico com todo o universo celta e também consigo observar quando há "aproveitanço" das datas festivas que são quase todas!

    a que eu acho mais flagrante é no verão "os santos populares".

    Quanto ao teu "...pequeno escrito um pouco enferrujado..." muito inspirado como sempre!


    bjokitas e desta vez não demores tanto tempo a publicar!

    By Blogger Unknown, at janeiro 12, 2007 4:09 da tarde  

  • Seja muito bem vindo de volta à blogosfera! Já estava farto de ler sempre o mesmo post ao visitar o teu site!

    Essas coisas do calendário hoje está mais do que provado que as datas não batem certas. Mas seria um caos de as alterar.

    Também não liguei muito ao Natal e ao Ano Novo. Coisas da (minha) vida, como sabes....

    Fico à espera de mais textos teus....

    By Blogger Zig, at janeiro 14, 2007 12:36 da manhã  

  • Sobreiro, azinheira e o cheiro da esteva...

    Feliz regresso! :))
    Bjs

    By Anonymous Anónimo, at janeiro 15, 2007 11:43 da tarde  

  • É com o maior prazer que anuncio que já está em marcha a eleição das 7 Maravilhas de Vila Viçosa .

    Esta votação irá ser organizada pelo Terras de Mármore e contará com o apoio e divulgação dos nossos blogues individuais, A Interpretação do Tempo, Calipole – Vila Viçosa – Princesa do Alentejo , INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido, assim como do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino .

    Esta iniciativa surge no âmbito da votação para as 7 Maravilhas de Portugal, na qual o Paço Ducal de Vila Viçosa está a concurso. Assim com o intuito de chamar a atenção dos Calipolenses, dos Alentejanos, dos Portugueses e dos Cidadãos do Mundo para Vila Viçosa, o seu Paço Ducal e as restantes 20 Maravilhas que estão a concurso, o Terras de Mármore arranca com a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

    Actualmente estão a concurso 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa (Vila Viçosa, Bencatel, Ciladas, São Romão e Pardais), que estão a ser estudados cuidadosamente pelos elementos do Terras de Mármore, pelos bloggers do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino e por mais algumas pessoas por mim convidadas. Destes 61 monumentos, apenas 21 irão a concurso, o qual estará aberto a todos os quantos queiram participar nesta iniciativa e que desde já, convidamos a participar, não somente Calipolenses, mas sim também Alentejanos, Portugueses, Cidadãos do Mundo.

    Para votar nas 7 Maravilhas de Vila Viçosa, basta enviar um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt referindo os 7 monumentos que acha merecedores de figurarem na lista das 7 Maravilhas de Vila Viçosa, assim como o seu nome e localidade. Optamos por este metodo de votação de modo a evitar que haja pessoas a votar mais do que uma vez nos mesmos monumentos e para que a votação possa ser a mais dispersa possível. Mais uma vez repito que todos podem votar, participar e divulgar!

    À semelhança das votações para as 7 Novas Maravilhas do Mundo e 7 Maravilhas de Portugal, também o resultado das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irá ser divulgado no dia 7 de Julho de 2007, dia esse que esperamos seja de festa em Vila Viçosa com a eleição do Paço Ducal de Vila Viçosa como Maravilha de Portugal.

    Temos consciência de que a lista final de 21 monumentos não irá agradar a todos, mas infelizmente é impossível agradar a todas as pessoas. Contudo, pensamos que independentemente dos monumentos que venham a estar representados na lista final de 21 monumentos, irão ser uns dignos representantes de Vila Viçosa e do seu concelho por essa blogosfera fora!

    Senhoras e Senhores, os dados estão lançados!!!

    Nuno Faritas Lobo

    By Blogger Unknown, at janeiro 22, 2007 9:55 da manhã  

  • É com a maior felicidade, com a maior das honras e o maior dos orgulhos que declaro oficialmente aberta a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

    Esta é uma organização do Terras de Mármore que está a ter o apoio do blogues individuais dos autores do Terras de Mármore: A Interpretação do Tempo, Calipole - Vila Viçosa - Princesa do Alentejo, INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido; assim como dos blogues e sites Calipolenses: Daniel Moreira, Grupo Desportivo Bairrense, Neste Meu Alentejo, O Blog de São Romão, O Calipolense Taurino e o Partido Socialista de Vila Viçosa.

    Contamos também com o apoio oficial da Associação Juvenil Doutor Jardim e do Grupo Desportivo Bairrense, assim como estamos actualmente em contactos com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, Junta de Freguesia de Conceição e Junta de Freguesia de São Bartolomeu, tendo-se mostrado bastante interessadas em cooperar connosco.

    Da lista original de 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa, chegam agora à votação final 21 monumentos. Estão representados Vila Viçosa, Pardais e São Romão, não tendo Bencatel nenhum representante nesta lista final. São 21 monumentos que poderão encontrar detalhadamente na barra lateral deste blogue, clicando em cada um para poderem aceder à sua descrição e às suas imagens. Após ter escolhidos os seus 7 monumentos preferidos, envie um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt indicando o seu nome, a sua localidade e os 7 monumentos que acha que merecem que sejam consagrados como as 7 Maravilhas de Vila Viçosa. Tarefa dificil, nós sabemos.

    Cada pessoa poderá apenas votar uma vez, e os resultados das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irão ser divulgados no dia 7 de Julho de 2007, em simultâneo com as 7 Novas Maravilhas do Mundo e com as 7 Maravilhas de Portugal. E falando em 7 Maravilhas de Portugal, já votou no Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal? Se ainda não o fez, aproveite para votar no site das 7 Maravilhas de Portugal.

    Iremos também ter mais iniciativas no âmbito das 7 Maravilhas de Vila Viçosa e das 7 Maravilhas de Portugal que iremos divulgar aqui e nos blogues de apoio atempadamente. E todos vós estão desde já convidados a participar!

    Vila Viçosa terra de tradições, história e património, une-se deste modo à votação do Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal. Uma das mais belas vilas de Portugal, fulcral no decorrer da história de Portugal, sendo o Rei Restaurador da Independência, D. João IV, natural de Vila Viçosa, assim como muitas outras personalidades portuguesas como D. Catarina de Bragança, Florbela Espanca, Henrique Pousão, Públia Hortênsia de Castro, Bento de Jesus Caraça, Martim Afonso de Sousa Cristóvão de Brito Pereira, D. Constatino de Bragança, Artur Bívar, Túlio Espanca, Nuno Portas entre muitos outros... Venha até Vila Viçosa e faça o roteiro das Maravilhas de Vila Viçosa, visite os 21 candidatos e depois vote nos 7 candidatos seus preferidos. Verá que não se irá arrepender, pois como se canta em Vila Viçosa "... e não há tenho a certeza, terra com tanta beleza, como tem Vila Viçosa!"

    Deixo-vos agora a listagem dos 21 finalistas:

    * Anta dos Apóstolos (Pardais)
    * Capela Real
    * Castelo e Torre de Menagem de Vila Viçosa
    * Convento dos Capuchos
    * Convento e Igreja da Esperança
    * Convento e Igreja das Chagas
    * Convento e Igreja dos Agostinhos
    * Estação Ferroviária de Vila Viçosa
    * Estátua Equestre D. João IV
    * Fonte da Praça (antiga Fonte do Carrascal)
    * Igreja de Nossa Senhora da Lapa
    * Igreja de Nossa Senhora da Piedade
    * Igreja de São Bartolomeu
    * Paço Ducal de Vila Viçosa
    * Pelourinho de Vila Viçosa
    * Ponte Romana
    * Porta do Nó ou Porta da Vila
    * Porta dos Nós
    * Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
    * Tapada Real
    * Terreiro do Paço

    Senhoras e Senhores, os Monumentos estão lançados, podem começar a votar!!!

    By Blogger Unknown, at fevereiro 01, 2007 11:11 da tarde  

  • O REGRESSO

    Os amigos insistiram no regresso do “BEJA”.

    O desejo íntimo também era grande…

    Porque não dar vida de novo a este projecto?

    Além das notícias do Alentejo voltamos a ter outros

    temas interessantes e sempre a lembrança dos

    bons Poetas Alentejanos e não só.

    Assim decidimos voltar e esperar o bom acolhimento

    de sempre dos Amigos que aqui encontrei e dos

    novos que porventura nos visitem.

    Abraços amigos

    By Blogger LUIS MILHANO (Lumife), at fevereiro 27, 2007 12:23 da tarde  

  • Será desta vez que nos vamos encontrar...?

    Um abraço

    II ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO


    AOS 21 DE ABRIL DE 2007


    ESTAMOS ELABORANDO O PROGRAMA:

    -COMUNICAÇÕES S/ BLOGS

    -MOMENTOS DE POESIA

    -CANTARES ALENTEJANOS

    -VISITA AO PATRIMÓNIO CONCELHIO


    MARQUE JÁ NA SUA AGENDA!


    MAIS NOTÍCIAS MUITO EM BREVE.

    By Blogger LUIS MILHANO (Lumife), at março 18, 2007 9:44 da tarde  

  • Continuo a insistir com o amigo.

    O dia 21 de Abril está a chegar e com ele o 2º ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO.
    Esperamos as V/ inscrições.

    O Alentejo está lindo. Levem as V/ maquinas ...


    Um abraço

    By Blogger LUIS MILHANO (Lumife), at abril 11, 2007 4:54 da tarde  

  • Jantar da Associação Cantinho dos Animais de Beja

    Sexta-feira – 20 de Julho
    Pelas 20.30 horas
    Restaurante “Manjar do Rei”
    (Centro Comercial D. Manuel I, perto do “Jardim de Bacalhau”)


    Marcações: No próprio restaurante ou pelo tlm 934454683
    Custo do Jantar: 11€ por pessoa. Inclui: Entradas, dois pratos (carne e peixe), bebidas (excepto bebidas brancas e garrafas), café e sobremesa.
    Nota: No acto da inscrição é necessário deixar um sinal de 5€.
    Mais informações: 967788295

    Contamos com a vossa presença!

    By Anonymous Anónimo, at julho 16, 2007 5:37 da tarde  

  • Parece que estamos de regreeso pelas mão sda mma meniana..lolol
    eu tb já reabria a praia...lol
    estava interdita a banhos, mas agora já podemos todos ir passear à beira-mar!!!
    vai escrevendo que as tuas palavras são mui sábias e eu gosto muito de as ler...
    Sempre cheias d inspiração e sabedoria:)
    bjos e até já...

    By Blogger praia.claridade, at setembro 03, 2007 9:48 da manhã  

  • =)bem vindo

    By Blogger Mpalma, at dezembro 21, 2007 12:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


 
Free Web Site Counter
Free Counter